Que alegria receber sua visita...

Somos um grupo que acredita que os pequenos gestos de cada dia tem ressonância planetária e portanto assume na sua militância cotidiana atitudes que geram o "outro mundo possível"!







VOLUNTARIADO, UMA OPÇÃO QUE NÃO É NEUTRA

"Se você me diz uma coisa, posso esquecê-la, se me fizer vê-la pode ser que me lembre, mas , se me fizer experimentá-la, certamente compreenderei".



VOLUNTAR
Diante da realidade sócio-cultural que vivemos podemos dizer que o voluntariado se insere no movimento por uma nova cultura, que se contrapõe a cultura gerada pela globalização econômica, marcada por fortes sinais de morte: exclusão, intolerância, individualismo, violência, destruição.

Pois a esta cultura de morte que acentua o abismo entre uma minoria capaz de ser bem sucedida e encontrar um caminho de vida e uma grande maioria, sem voz, nem vez se contrapõe A CULTURA DA SOLIDARIEDADE, que é fortalecida pela militância cotidiana de muitos homens e mulheres, jovens e adultos que acreditam: “UM OUTRO MUNDO É POSSIVEL”

Neste sentido o voluntariado supera o simples ato de “fazer algo”de maneira assistencialista e ganha uma dimensão maior, é um modo de ser e viver que fortalece um um novo estilo de relação. É uma alternativa para todo aquele que sonha com um mundo novo, que se preocupa diante das inúmeros problemas sociais e se abre para a mobilização e idealização de projetos.

“ É esta sensação de estar colaborando para construir um novo tecido social, onde todos estão reunidos, que faz a diferença!”

Nossa madre geral Antonia Colombo falando das experiências de voluntariado no Instituto, diz : “... Há anos as associações de voluntariado promovidas pelo Instituto se apresentam aos jovens como oportunidades de experiências significativas. Enquanto amadurece na capacidade de doação, esse serviço permite que eles explicitem recursos latentes e os torna mais conscientes de sua responsabilidade nas pequenas escolhas de todo o dia, cujo raio de ressonância pode ter dimensões planetárias... sobretudo interpela-os sobre a coerência da sua opção existencial. “

Deste modo, podemos dizer que o voluntariado é como uma bússola que indica aos jovens o percurso para viver, construindo uma cultura, modelos de comportamento e pensamentos alternativos. Pois na estreita relação entre evangelização e educação, o voluntariado tem o dever de promover percursos educativos na direção da CULTURA DA SOLIDARIEDADE.

Percursos que rompem idéias fundamentalistas, pois fazem perceber que o mundo não gira em torno de minhas idéias, meu modo de viver ; percursos que rompem intolerâncias, pois possibilitam o encontro com o outro na sua diferença e ajudam a perceber o diferente como valor, direito, recurso que partilhado enriquece. E, também, amplia a visão do planeta como casa comum, fazendo assumir a natureza e o ambiente como herança a ser conservada e transmitida as gerações futuras.

Como diz Ir. Adair em seu livro sobre o voluntariado jovem: “o voluntariado é um espaço educativo que não tem como fim preencher o tempo livre do jovem, mas que com a riqueza de seus princípios e valores o educa para ser um cidadão ativo e responsável no social e o capacita em competências técnico-práticas”.

E neste universo que surge o VIDES ( Voluntariado Internacional Mulher Educação Desenvolvimento ), que nasceu no Instituto das FMA para oferecer uma experiência concreta de voluntariado educativo.






O VIDES E A SUA ESTRATÉGIA EDUCATIVA



 O VIDES nasceu e se desenvolveu no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, há o mesmo DNA

 O VIDES tem uma estratégia educativa baseada na convicção que:

EDUCAR EFICAZMENTE PARA OS VALORES É POSSIVEL SOMENTE ATRAVÉS DA EXPERIENCIA DIRETA PARTILHADA COM OS OUTROS ( as comunidades locais ) E QUE ESTA INTERAÇÃO PRODUZ UMA CIDADANIA ATIVA E RESPONSÁVEL





EM QUE SENTIDO É “INTERNACIONAL”

 O VIDES desenvolve uma ação de sensibilização nos confrontos da sociedade na qual está presente ( também valorizando os ambientes educativos FMA ) sobre temas da mundialidade, do desenvolvimento, e da solidariedade, propondo aos jovens um caminho de formação, de crescimento em grupo e de serviço.

 Tal caminho tende a criar no grupo uma identidade comum, inspirada nos valores de fundo do Sistema Preventivo Salesiano e do carisma específico das FMA. Não é portanto internacional no sentido que tenha interesse somente em quem pode fazer voluntariado internacional, mas no sentido que educa para uma perspectiva internacional e que o mundo é o seu horizonte

 O VIDES quer portanto ser internacional no mesmo sentido que o Instituto é internacional: colocar-se a serviço dos jovens sem fronteiras.



QUAIS SUJEITOS PARA QUAIS VALORES



 O VIDES quer ser uma “coligação educante” entre alguns sujeitos e alguns valores:



 Os sujeitos privilegiados são os JOVENS VOLUNTÁRIOS

 Os valores são a PARTILHA, a RESPONSABILIDADE e o SERVIÇO



 O VIDES quer ser o lugar no qual tudo isto torna-se possível, no qual seja, portanto, possível:

o PREPARAR-SE ( formar-se ) para esta experiência

o VIVER a experiência

o PARTILHAR a reflexão sobre esta experiência ( = descobrir o significado dela para si e para a sociedade )

o DAR CONTINUIDADE a esta experiência





ONDE AGE O VIDES

 Os grupos VIDES orientam sua ação de voluntariado para o serviço no território de origem e – sobretudo no voluntariado internacional- nas Obras das Inspetorias, querendo deste modo aumentar o conhecimento recíproco e as relações. Quando é possível o VIDES auxilia no sustento de Obras das Inspetorias também através da busca de financiamentos para a realização de projetos específicos e micro-projetos

 Deste modo o VIDES esta oferecendo a jovens voluntários de 27 países a oportunidade de encontrar-se, conhecer-se, empenhar-se juntos na construção de iniciativas concretas de solidariedade.



OS OBJETIVOS DO VIDES



 Promoção do voluntariado juvenil como associação

 Promoção da Mulher nos paises em via de desenvolvimento, através de ações, estudos, projetos

 Educação da Infância nos paises em via de desenvolvimento

 Educação para o Desenvolvimento

 Coligação em rede com organismos que tenham finalidade análoga ou que facilitem atingir as mesmas

Diálogo entre instituições internacionais e nacionais.



CAMPO DE FORMAÇÃO:



Uma das modalidades VIDES é o CAMPO DE FORMAÇÃO, espaço oferecido aos jovens ( maiores de 18 anos ) que desejam fazer uma experiência forte de solidariedade. O campo que se desenvolve no período de 1 semana se compõe de quatro momentos fundamentais, que se entrelaçam: Formação no aprofundamento de temas, formação na relação com o outro/grupo, formação na missão junto a uma comunidade, formação no encontro com Deus.



“Alarga tua tenda, nações virão habitar-te”


Se você se sente questionar por esta frase entre em contato conosco e venha conhecer um pouco mais de nossa caminhada e participar do CAMPO DE FORMAÇÃO.

Entre em contato conosco pelo BLOG


Seguem alguns testemunhos de jovens que participaram do CAMPO DE FORMAÇÃO

“Há algum tempo atrás comecei a ouvir falar em voluntariado. Falava-se que era moda e que para algumas pessoas voluntárias isso já tinha se tornado de importância vital. Achei muito bonito e até me interessei, mas como não surgiu nenhuma oportunidade clara, e eu também não corri atrás, ficou por isso mesmo.


Muito tempo depois, nessas férias de meio de ano, eu, para conversar com uns amigos distantes entrava na internet, e enquanto conversava, passeava por sites diversos. Foi então que ao passar no site do Instituto São José, li os seguintes dizeres: “Seja Voluntário”. Sem ter nada a perder, procurei saber melhor sobre isso e me inscrevi, mesmo sabendo que renunciaria a uma semana de minhas férias, que estavam sendo ótimas.


Chegou então o dia, e eu fui, sem conhecer ninguém e sem saber exatamente ao certo o que eu faria, nem o que esperava por mim. A cada dia que se passava, eu entendia melhor que não estava lá apenas para me doar um pouco, e sim para compartilhar da minha vida com os demais, que penso eu, é viver. Entendi também que fazer voluntariado pouco adianta, são só alguns dias, o importante é SER voluntário na formação de um mundo melhor, tanto para os que estão a sua volta, quanto para os que estão longe. E ser voluntário não se restringe a uma semana.


Lá entramos em outra realidade, um lugar onde a violência impera, o tráfico é presente e não se tem grande esperança de um bom futuro. Existe até fome, e os nervos muitas vezes estão à flor da pele. Porém no meio disso tudo, existe forte uma vontade de viver, e viver feliz. Quando apoiada, a comunidade faz muito por ela mesmo, e faz muitas vezes sem apoio também, o que é incrível na situação em que vivem.


Na minha concepção essa experiência foi uma grande troca, onde o maior beneficiado fui eu, que tive lições e lições de vida.


Todos que acreditam na vida e acreditam também que podemos fazer um lugar melhor para viver, o façam, é uma experiência que realmente vale a pena. E para os mais céticos, tentem, será só uma semana.
Fernando de Magalhães Jimenez ( São Paulo )



A busca por um mundo mais humano, justo e pacífico. Mesmo como beija-flor em meio ao incêndio da floresta, tentando contribuir com uma gota d’água.


Sinto-me feliz por ser um beija-flor! Para mim o Campo foi um momento para muitas reflexões e questionamentos... para mim esta semana foi um exercício do amor prestativo... cresci com a experiência em grupo... cresci um pouco mais com a criança de pés descalços, com as mulheres de olhar ao mesmo tempo ofuscado pela injustiça e esperançoso... cresci com cada momento de oração... e particularmente me senti feliz por também colaborar um pouco para o crescimento do grupo ... foi para mim uma experiência nova. Levo comigo os versos da canção: “ O que é que eu deixei para as pessoas que no mundo vão continuar ? Pra que eu não tenha vivido a toa e qual foi o meu jeito de amar ?” Levo para casa uma nova possibilidade, algo novo para animar a caminhada para a construção contínua da cultura da vida. VIM e VIDES! “
Daniela Sikorski ( Cambé )


“Quando chegamos no campo trouxemos conosco a experiência de cada um, nossos sonhos e muita expectativa, pois o que nos atraia era viver uma experiência diferente,marcada pela solidariedade. Hoje estamos encerrando esta semana que para nós foi rica de partilha de vida, troca de experiências... de tirar as sandálias para pisar em uma terra sagrada...e ,sentimos crescer em nós o compromisso com a cultura da solidariedade na certeza de que : SOMOS FAGULHAS DE ACENDER OUTRAS POSSIBILIDADES!”


“ A vida perguntou ao sonho:


- Qual o sonho mais sonho de todos?


E o sonho respondeu a vida:


- O sonho mais sonho de todos os sonhos é o sonho vivido “

Maria Morena ( São José dos Campos )